Criança que come em frente a TV tem mais risco de se tornar obesa
- padarianoponto
- 1 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de out. de 2019

Um estudo realizado pela Ohio State University, nos EUA, analisou 12.842 participantes que disseram ter feito pelo menos uma refeição em família na semana anterior à entrevista.
Um terço dos participantes do estudo eram obesos, com a obesidade calculada a partir de medidas autorreferidas de altura e peso coletadas na pesquisa e definidas como um índice de massa corporal igual ou superior a 30.
Depois de levar em conta fatores como status de emprego, estado civil, raça, educação e idade, os pesquisadores descobriram que adultos que relataram nunca assistir TV ou vídeos durante as refeições em família tinham uma chance significativamente menor de obesidade em comparação com aqueles que sempre assistiam a algo durante as refeições .
Cerca de um terço dos participantes relatam que assistiram TV ou vídeos a maior parte do tempo durante as refeições em família, com 36% relatando que nunca assistiram nada durante as refeições.
Por que comer juntos?
Realizar refeições em família está ligado a melhores escolhas alimentares e pesos saudáveis nas crianças. Crianças que se sentam à mesa com a família comem mais vegetais e frutas e menos frituras, doces e salgadinhos.
Por outro lado, as crianças que comem em frente à TV tendem a ingerir menos vegetais e frutas, além de alimentos mais gordurosos. Comer na frente da TV também pode levar a excessos e um maior risco de excesso de peso.
Tradição: Compartilhar refeições com crianças ajuda a transmitir as tradições familiares e culturais sobre comida.
Conforto e segurança: As crianças que comem com sua família se sentem seguras sabendo quando vão comer.
Aprendizagem: compartilhar refeições e ajudar na preparação ajuda as crianças a aprender mais sobre comida. Os pais também são modelos de papéis importantes que ajudam as crianças a aprender sobre como fazer escolhas alimentares saudáveis.
Comunicação: compartilhar refeições dá tempo à família para conversar e compartilhar informações sobre seu dia.
Dicas para planejar refeições em família
Faça um plano. As refeições devem ser rápidas e nutritivas. Planeje suas refeições durante a semana e compre os alimentos que você precisa com antecedência. Ter um plano e os alimentos à mão reduzir o estresse.
Envolva as crianças na preparação da refeição.
Crianças que ajudam a fazer uma refeição são mais propensas a apreciá-la e comê-la também!
Seja um bom modelo
Planeje servir comidas saudáveis e faça seus filhos verem você comendo também.
Quanto mais vezes o seu filho o vir comendo alimentos saudáveis, maior a probabilidade de aceitá-lo.
Desligue a TV
Famílias que comem juntas, comem melhor! As refeições em família promovem escolhas alimentares e pesos saudáveis nas crianças. Os pais devem fornecer um ambiente de refeição familiar que suporte a alimentação saudável. Isso significa comer juntos e desligar a TV!
*Com informações da Ohio State University e Academia Americana de Pediatria
Comments